Internacionalização de Empresas
Ao contrário do imaginário brasileiro a internacionalização de empresas não é um “bicho de sete cabeças”. Este medo provém da falta de conhecimento dos procedimentos a serem adotados. O medo também abrange o aspecto financeiro, motivo pelo qual o CEBRAS adota uma política financeira transparente e clara, sempre ao alcance do empresariado brasileiro. A partir do momento que o empresário brasileiro percebe, que nem os procedimentos e nem o lado financeiro constituem uma incógnita, a internacionalização se torna meramente um projeto a ser devidamente organizado.
Os integrantes do CEBRAS são pioneiros na internacionalização de empresas brasileiras na Alemanha, como demonstra o artigo publicado em 18 de setembro 2006 na antiga Gazeta Mercantil. Embora publicado a mais de 10 anos atrás, o seu conteúdo e mensagem “vender e parar de ser comprado” continua sendo mais atual do que nunca.
A internacionalização de empresas é um processo de estruturação transnacional. Ela é precedida por primeiros contatos a nível internacional, a participação em feiras e o desenvolvimento de contatos comerciais. A internacionalização propriamente dita inicia com estabelecimento de estruturas próprias no exterior através de um investimento direto estrangeiro. O CEBRAS disponibiliza uma estrutura de apoio em todas as fazes da internacionalização empresarial.
O CEBRAS cumprimenta o Sr. Nicola Minervini, capacidade impar da internacionalização, que comunica de forma bastante clara os quatro Ps da exportação.